Câmeras nos uniformes serão usadas por PMs de Pernambuco em até três meses, diz SDS
Policiais militares de Pernambuco começarão a usar câmeras nos uniformes em até três meses. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS-PE) este é o prazo máximo para a entrega de 187 câmeras individuais pela empresa contratada para o fornecimento dos equipamentos.
A celebração de contrato entre a SDS e a CHT Comunicações LTDA Eirelli foi publicada no Diário Oficial da última sexta-feira (06).
A empresa deverá fornecer as câmeras filmadoras corporais policiais individuais conhecidas como “bodycams”, 196 baterias extras e estações computadorizadas. O contato foi firmado em R$ 419.500 e tem validade de um ano.
Quando chegarem, os equipamentos serão usados em capacitações e testes de funcionalidade. Após algumas semanas de adaptação, as câmaras vão começar a ser usada pela Polícia Militar (PM), para registrar a ação dos agentes.
A SDS informou que o estado também está investindo em uma “sala de bodycam, para guarda, carregamento dos equipamentos e armazenamento de imagens, além do treinamento do efetivo”.
O projeto, segundo o órgão, tem caráter experimental e será implantado no 17º Batalhão da PMPE, responsável pelo policiamento nas cidades de Paulista e Abreu e Lima, no Grande Recife.
Segundo a SDS, a utilização da ferramenta visa “trazer mais transparência, recursos para comprovação de ocorrências e segurança para o cidadão e policiais militares em serviço”.
A SDS disse que haverá a garantia da privacidade para o efetivo em momentos em que não poderão captar imagens, como durante a utilização de banheiros e em momentos de intervalo das atividades operacionais.
O órgão disse que em 2020 os profissionais de segurança pública de Pernambuco visitaram unidades da federação que adotaram a ferramenta, como São Paulo e Santa Catarina, ano em que foi firmado um convênio com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Letalidade policial
De acordo com dados do Monitor da Violência, índice criado com base em dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal, os dados de mortes em intervenções policiais evidenciam diferenças significativas em relação ao uso da força das diferentes polícias brasileiras.
Em Pernambuco, foi 1.1 o número de pessoas mortas para cada 100 mil habitantes em 2021, último índice disponibilizado sobre este tipo de ocorrência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário