18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi criado em memória ao caso “Araceli” – um crime que chocou o país em 1973.
Arceli Crespo era uma criança de apenas 8 anos de idade quando foi violada e brutalmente assassinada em Vitória, no Espírito Santo, no dia 18 de maio daquele ano. O crime segue impune. Isso serviu de alerta e 23 anos depois foi instituído oficialmente no Brasil o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes através da Lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000.
Diante disso, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), através da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente lançou a Campanha Nacional “Maio Laranja”, que tem como escopo, durante todo o mês de maio, incentivar a realização de atividades para conscientizar, prevenir, orientar e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
A MMFDH também criou uma cartilha com informações sobre abuso sexual contra crianças e adolescentes. Para baixar a cartilha click no link: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2021/maio/CartilhaMaioLaranja2021.pdf
Já para denunciar e ajudar a combater a violência contra crianças e adolescentes basta ligar para o Disque 100, serviço gratuito que registra denúncias de jovens que se sintam ameaçados ou que sofreram qualquer tipo de abuso ou exploração sexual.
O serviço funciona 24h, incluindo finais de semana e feriados, e foi disponibilizado pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República.
Lembrando que as denúncias são anônimas.
Outra forma de comunicar a violência é entrar em contato com o Conselho Tutelar da sua cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário