Por Juliano Oliveira
O Projeto de Decreto Legislativo nº 004/2023, que é de autoria do vereador Neguinho da Maravilha (PSD), que visa conceder o Título de Cidadão Custodiense ao regente Antônio Galdino da Silva Filho foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Custódia, nesta terça-feira (13). O título tem por escopo o reconhecimento dos relevantes serviços prestado à comunidade. A entrega da honraria ainda não tem data definida para ocorrer, contudo, acredita-se que a presidente da Casa de Leis Custodiense, a vereadora Anne Lira (PSD), marcará o mais breve possível.
Na justificativa do vereador Neguinho da Maravilha, o edil asseverou que desde a sua chegada ao município de Custódia, o regente Antônio Galdino da Silva Filho, que é o atual secretário de Cultura de Custódia, contribuiu de maneira significativa para uma maior valorização da cultura em nosso município. E de acordo com o vereador o regente Antônio Galdino da Silva Filho “sempre pautou o seu trabalho em Custódia na valorização da cultura e do social".
Chegada do regente Antônio Galdino da Silva Filho em Custódia
*Blog Custódia Terra Querida
Banda Marcial Mauro Cesar: desfile 7 de setembro de 1977,
Ednaldo Lira no Bombo e Gerusa Olivera de Lima no Surdo
Em 20 de março de 1989 chega a Custódia o Regente Antonio Galdino da Silva Filho, a convite do Ex-Prefeito Belchior Ferreira Nunes e do Sec. de Administração Gilberto Nunes Valeriano, com o objetivo de ensinar musica e implementar a Banda Municipal que já existia, a Banda Municipal Mauro Cesar. Como era uma banda com um estilo tradicional de cornetas lisas e percussão, o Regente Galdino optou por mantê-la e formar várias outras Bandas no Município, como a Banda Marcial Jurandir Pires de Souza, do atual EREM JOSÉ PEREIRA BURGOS, a Banda Mirim da Escola Estadual General Joaquim Inácio, a Banda Mirim da Escola Particular Dalila Andrade de Lima, a Banda Marcial Divino Mestre, ficando a frente de todas as Bandas, onde também contava com o apoio do Regente Moacyr Milet que também veio ensinar no POLIVALENTE COMO ERA CHAMADA A EREM ATUAL.
Para que houvesse um maior estímulo aos componentes dessas bandas foi criada a BAMUC que seria a seleção dos melhores instrumentistas de Custódia, onde de cada instrumentos eram escolhidos 05 componentes para compor as fileiras da BAMUC, era aquela maior competição saudável, pois esses tinham a missão gratificante de representar Custódia em diversos eventos dentro e fora do município, região e estado de Pernambuco, o que logo aconteceu com muito sucesso.
Componentes da Banda Marcial Mauro Cesar: Ednaldo Lira, Elisbão, Maninho Remigio...
A BAMUC REPRESENTA ATÉ HOJE CUSTÓDIA COM MUITO ORGULHO, lembro-me hoje a vinte e três anos atrás, olhando essa foto tirada no Colégio Municipal Ernesto Queiroz, alguns dos nossos componentes: Lucas, Rejane, Petrúcia, Adriana, Papel, Miguel, Pedro, Alessandra, Nadieth Medeiros, Diogo Souza, Valdenise Resende, Diogenes, Iran, Franciso, Jeffson Cordeiro, Flávia, Paula, Ana Paula Siqueira, Adriano Resende, Rubinaldo Higino, Rogean Rodrigues, Marcelo Moura, e tantos outros que farei um levantamento mais preciso desta foto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário