Vereadores de Custódia aprovam Projeto que concede Título de Honra ao Mérito "Águas de Sabá" ao médico Dr. Orlando Ferraz

terça-feira, abril 02, 2019
A imagem pode conter: 7 pessoas, incluindo Marcíllio Ferraz, pessoas sorrindo, área interna



Por Juliano Oliveira



O Projeto de Decreto Legislativo Nº 004/2019 de autoria do vereador Marcíllio Ferraz (PP) que concede ao médico Dr. Orlando Ferraz o Título de Honra ao Mérito "Águas de Sabá" pelos relevantes serviços prestados ao Município de Custódia no desempenho de suas funções na vida pública foi aprovado por unanimidade na manhã desta terça-feira (02/04) na Câmara Municipal de Custódia (CMC). Portanto fica autorizada a entrega da honraria ao agraciado através de uma Sessão Solene cuja data será, oportunamente, designada e convocada pelo presidente da Casa, vereador Ronny Barbalho (PC do B) e previamente comunicada ao homenageado e aos interessados.


O HOMENAGEADO



Orlando de Souza Ferraz nasceu às margens do Riacho do Navio no dia 28 de fevereiro de 1928.

Filho de Manoel Jerônimo de Souza e Maria Gomes de Sá e Silva.

Em janeiro de 1928 o povoado de Caiçara dos Órfãos, que pertencia a Floresta,  passa juridicamente a pertencer a Custódia e em março de 1959 tornou-se independente com o nome de Betânia.

Iniciou seus primeiros anos de estudos em Betânia com as professoras Rosa Ferraz, Maria Emília Feitosa e Diná Corrêia de Paula Machado.

Em 1942 foi para Recife continuar seus estudos. Depois do Exame de Admissão cursou o Ginásio, no colégio Ginásio Pernambucano, o científico no colégio Salésiano e em seguida fez o vestibular de Medicina.

Tornou-se Médico no dia 30/12/57, com auxílio de Deus para ajudar o povo menos favorecido, como sempre fez até o dia de hoje.

Como Médico acumulou muitas passagens importantes em sua vida, tendo exercido por
mais de 60 anos a profissão médica, com respeito, compromisso, solidariedade, humanidade uma atenção especial ao povo mais carente.

Exerceu sua carreira profissional na medicina colocando a sua disposição de ajudar ao próximo por amor e respeito ao mais necessitados.

Em 1958 foi trabalhar na Cidade de Inajá Pernambuco, no Posto de Higiene da cidade. 

Um ano após dia chega, foi convidado pelo Farmacêutico Dalvino Alencar para trabalhar, também, no Posto de Higiene da cidade de Mata Grande, que fica vizinha a Inajá. 

Acumulou as duas funções até o ano de 1964, quando por motivos de doença na família foi transferido para Custódia, para trabalhar no Posto de Higiene dessa Cidade.

Já em Custódia, sua terra natal, contribuiu para a construção da Unidade Mista Elizabeth Barbosa, a qual foi nomeado Diretor Médico em 1968.

Mesmo com todas as dificuldades da época, ajudou muitos custodienses nos seus momentos mais difíceis de doenças, fazendo
consultada, partos e cirurgias. 

Posteriormente, exerceu os cargos de Secretário Municipal de Saúde de Custódia, Médico dos postinhos do Município de Custódia, Betânia e Buíque, até seus 88 anos de vida.

Exerceu também a Direção da Unidade Mista Alcides Ferreira Lima, em Betânia, que foi fundada por intermédio da sua luta com seu irmão o deputado estadual Olímpio Ferraz. 

Por sua vontade de ajudar o povo de sua terra. 

A partir de Junho de 1975 Orlando Ferraz foi
nomeado Diretor da 6ª DIRES-FUSAM, hoje a chamada GERE. Por 11 anos teve sobre sua
responsabilidade 27 municípios, sendo 12 do Vale do Moxotó e 15 municípios do Vale do
Pajeú.

Como diretor da 6ª DIRES contou com a ajuda valiosa das autoridades competentes da época: Moura Cavalcanti Nilo Coelho, Marco Maciel, entre outros. Através deste apoio recebido pode realizar ampliações e melhoramentos em todas as Unidades sob a sua jurisdição, contribuindo para a busca de um atendimento melhor para a população dessas cidades.

Orlando Ferraz também exerceu um grande papel na vida acadêmica das cidades que passou.

Em Mata Grande Alagoas, fundou a escola Félix Moreno, a qual exerceu o cargo de primeiro diretor de ensino.

Posteriormente em Custódia exerceu, cumulativamente, as Direções da

escola Ernesto Queiroz, localizada na época na Várzea, e do Colégio Padre Leão, hoje conhecido como Colégio General Joaquim Inácio da Silva.

Destacando as grandiosas colaborações das servidora Maria Auxiliadora (Cida) e Maria das Graças Queiroz, funcionárias que exerciam as funções de secretárias nos referidos estabelecimentos de ensino, foram seu braço direito e muito contribuíram para o bom funcionamento e melhoria da educação no Município.

Em 1960 contraiu núpcias com a senhorita Marli Miro da Silva com quem teve dois filhos, Marcos Ferraz e Márcio Ferraz, posteriormente 7 netos e 8 bisnetos.

Ficando viúvo em 1964, quando sua então esposa Marli morreu de causas naturais aos 26 anos de idade. 7 anos após o falecimento de sua primeira esposa, casou-se com a Senhorita Magda Ferraz, com quem se encontra casado até os dias atuais.

Teve mais dois filhos desse segundo casamento, são eles: Orlandinho e Daniela, que já lhe deram mais 5 netos.

Orlando Ferraz atuou na vida pública de forma bem ativa e atuante, sempre tendo um papel importante na condução da política da região. Foi deputado Estadual por Pernambuco no período de 1992 á 1999. 

Destacou-se por a política de consideração com o mais carente e com realizações duradouras. Nesse período conseguiu eletrificar vários sítios da cidade de Custódia e região, tirando muita gente da escuridão, foi a principal força política para a construção da adutora que ainda hoje trás água do povoado de Fátima em Flores para Custódia. Foi além do seu tempo e ajudou vários jovens a conseguirem sua formação superior, bancando as mensalidades das faculdades, enquanto foi deputado.

Por isso, com uma vida sempre voltada a ajudar o próximo e preocupada com o mais carente, exerceu na Medicina, na Educação, na Política e na vida uma história honrosa e valiosa para a nossa cidade de Custódia e toda nossa região. Sempre sendo amável, respeitoso, gentil e humano. Fazendo jus à todas as homenagens possíveis.
-- CURTA E COMPARTILHE --

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.