Como o presidente da França ajudou Lula a se aproximar da governadora Raquel Lyra
O presidente Lula participou da COP-28, a Conferência Mundial sobre o Clima, na semana passada, e aproveitou a ocasião para se reunir com diversos líderes internacionais, entre eles o presidente francês Emmanuel Macron. O encontro entre os dois chefes de Estado, no entanto, não se limitou a discutir questões ambientais. Lula revelou que Macron lhe contou uma curiosidade sobre a origem do nome do estado de Pernambuco, que tem sido palco de uma disputa política entre o PT e o PSDB. A jornalista Roseann Jennedy publicou texto no Estadão contando a história.
De acordo com Lula, Macron lhe disse que “Pernambuco” é o nome de uma madeira nobre, muito utilizada na confecção de violinos. Lula ficou impressionado com o conhecimento do presidente francês sobre a história brasileira e resolveu compartilhar a informação com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), que também estava presente na COP-28.
Raquel Lyra é uma das possíveis aliadas de Lula na região Nordeste, onde o petista tem uma forte base eleitoral. A governadora, que pertence ao partido de oposição ao governo federal, tem demonstrado interesse em dialogar com Lula e se afastar do presidente Jair Bolsonaro. Lula, por sua vez, tem buscado ampliar o seu leque de apoios para a eleição presidencial de 2024, e vê em Raquel Lyra uma oportunidade de conquistar o estado de Pernambuco.
A conversa entre Lula e Raquel Lyra foi marcada por um clima de cordialidade e descontração. Os dois posaram para uma foto, que foi divulgada nas redes sociais e gerou repercussão na imprensa nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário